Ansiedade nos adultos

A ansiedade é conhecida como aquela coisa que surge quando menos esperamos e que nos coloca com o coração acelerado e num estado de aflição quase inexplicável. Tendo como pano de fundo o medo, seja no regresso de problemas passados, seja o medo no futuro, em que a insegurança ataca e fragiliza. Abundante nos dias de hoje, afeta todos em diferentes escalas.

Num mundo em que o tempo corre a uma velocidade que poucos acompanham, o stress surge esgotando os recursos energéticos de um ser humano ainda pouco preparado para tamanhos avanços tecnológicos.

A mente humana trabalha constantemente para fazer face a tantas preocupações com o futuro, que de tão ocupada, sofre muitas vezes por antecipação, recriando cenários catastróficos que somente irão aprofundar o estado ansioso e nada de proveitoso irá trazer para o individuo.

estados ansiosos

As consequenciais físicas dos estados ansiosos são muitas, vão desde a reações cutâneas a problemas cardíacos, interferindo ao nível da aprendizagem, dos relacionamentos e na capacidade de trabalho.

Quando a mente está agitada e os pensamentos correm desenfreados, resvalando pelo caminho muitas vezes da angústia, vários são os sintomas que o ser humano acaba por experienciar:

Músculos tensos, não conseguindo relaxar.

Dificuldades de atenção e concentração.

Dificuldade em respirar amplamente.

Não conseguir esvaziar a mente.

Não controlar impulsos.

Não controlar estados emocionais.

Como lidar com a ansiedade

Aprenda a meditar. Está comprovado que a meditação é eficaz nos estados de ansiedade. Saiba como fazer:

Comece por dedicar 5 a 10 minutos do seu dia. Preferencialmente de manhã.

Escolha um local tranquilo, em que tenha privacidade. Pode deitar-se no chão ou ficar sentado. Tenha em conta o seu conforto, não tenha frio, ou calor em demasia. Use uma roupa confortável.

Pode colocar uma música suave ou ficar em completo silêncio.

Feche os olhos. Se ainda incomoda fechar os olhos, inicie com eles abertos.

Preste completa atenção à sua respiração. Focalize-se na inspiração e expiração.

De seguida preste atenção aos seus membros, solte-os, sentindo-os relaxar por completo.

Conduza o seu pensamento. Crie um cenário mental agradável e imagine-se lá inserido.

Sinta todo o ambiente e absorva os benefícios desse local.

Suavemente respire fundo e abra os seus olhos, sentindo-se tranquilo e revitalizado.

Com o seu pensamento alinhado, a sua energia alinhada ficará. Terá mais capacidade de resposta perante as situações do seu quotidiano. Diminuirá a preocupação com o passado ou com o futuro, pois o presente é o tempo perfeito que o brinda com soluções.