Como manter o seu cérebro em forma…

No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia.

A ação destes componentes compromete a atuação dos neurónios, provocam o desaparecimento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células e dessa forma prejudica o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurónios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro. Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre o assunto, alguns estudos sugerem que a melhor maneira de evitar isso é fornecer ao cérebro mais antioxidantes e assim combater os radicais livres.

frutos vermelhos

Alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória

Gema de ovo: Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Peixes: Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos gordos ómega 3, poderoso antioxidante.

Frutas e vegetais amarelos: mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas:– morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selénio, também fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados: Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurónios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória. A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais à memória.

refeicao ligeira

Prepare uma pequena refeição ligeira para uma boa noite de sono

Não resiste à tentação de visitar o frigorífico à noite, antes de ir dormir? Tanto pior para as calorias suplementares. No entanto, tenha em atenção que a sua escolha pode facilitar o sono. Lembre-se também que o triptofano, que pode levá-lo ao sono, é, na realidade uma proteína que só se toma eficaz quando veiculada através de hidratos de carbono. É certo que pode parecer um pouco complicado, mas se pretende obter um sono longo e retemperador, vale a pena o esforço:

– Faça a sua refeição duas horas antes de se ir deitar.

– Escolha, de preferência, um dos seguintes alimentos: tâmaras, bananas, maçãs, melão, sumo de frutas, cereais, pão, bolos secos. Com rigor, combine proteínas com hidratos de carbono: arroz doce, iogurte de fruta, queijos e bolachas secas, sanduíches de peru (o peru é a carne que contém mais triptofano).

Antes de mais há uma regra que tem de ser seguida: manter o cérebro ativo! E isto quer dizer evitar rotinas que automatizam as reações do cérebro.

Não é apenas fazendo palavras cruzadas que se pode exercitar o cérebro. Estas podem exigir paciência e entediar quem não goste de estar parado a resolver problemas.

estimulos cerebrais

Exemplos de como estimular o seu cérebro

. Procure um caminho diferente para voltar a casa, quando sai do trabalho. A descoberta de um novo caminho é uma ótima forma de estimular a energia do seu cérebro e de afinar as suas faculdades, exercitando ambos os hemisférios do cérebro ao mesmo tempo.

  • Pense em 20 palavras começadas pela letra C, em 30 segundos.
  • Em 30 segundos, encontre um antónimo para cada uma das seguintes palavras: feio, forte, grande, feliz, aberto, macio, sucesso, leve, alto, sossegado.
  • Em 60 segundos, descubra um sinónimo para cada uma das seguintes palavras: falador, limpo, discussão, obscurecido, hábito, riqueza, navio, fim, livro.
  • Leia duas vezes em voz alta as oito palavras que se seguem: sol, vitamina, mesa, pera, gato, faca, sapato, fruta. De seguida, feche os olhos e conte em voz alta de 30 até 0. Depois, tente lembrar-se das palavras na ordem correta. Experimente!

Fotos: Pesquisa Google