Meditar – um meio para ser mais saudável

Meditar está entre as práticas mais eficazes que o ser humano pode utilizar para trabalhar a sua concentração. A meditação cria um estado de paz através do qual é possível atingir um relaxamento apaziguador do nosso espírito.

Com a prática, conseguimos desacelerar os pensamentos e libertar inclusive os pensamentos ruins, sentindo um alívio. Ao fixarmos a nossa atenção num ponto ou objeto específico o cérebro organiza de uma forma mais produtiva os pensamentos transferindo-os para os arquivos corretos e permitindo que pensemos com mais clareza.

A meditação não tem de estar ligada a uma prática religiosa ou espiritual.

Estudos recentes indicam que a meditação pode beneficiar a função imunitária, cardiovascular e respiratória, tendo um impacto positivo em doenças relacionadas com o stress.

A prática da meditação regular leva-nos para além das nossas vidas diárias, permitindo que possamos contar até dez em vez de reagirmos impulsivamente. Trata-se de uma forma de estar na vida consciente, em que temos a oportunidade de escutar o nosso corpo, levando-nos a minimizar com maior facilidade o que nos provoca desarmonia.

Vivemos a um ritmo acelerado, temos dificuldade em nos concentrarmos e muitas vezes perdemos o controlo sobre pequenos detalhes. Será que podemos modificar isto? A resposta é sim, podemos!

– Treine a sua mente para um maior equilíbrio:

– Escolha um lugar calmo em sua casa, sente-se de uma maneira confortável e feche os olhos.

– Tente observar e sentir sua respiração. Faça isso por 5 minutos.

Em seguida, respire fundo. Ao fazer isto, sinta o ar entrando lentamente. Depois, tente prender sua respiração por 3 segundos. Agora expire e, ao mesmo tempo, tente sentir o ar saindo de suas narinas. Repita esse processo por sete minutos.

Ter uma vida mais saudável depende de si.