O que é o Reiki ?!

“Reiki é a energia espiritual que reside em cada Ser Humano e que nos acompanha no caminho para a simplicidade e para o esplendor de nossa natureza verdadeira.” Frank Arjava Petter – Isto é Reiki

Usui sensei explicava que “todos os seres inflados pelo sopro da vida podem praticar o Reiki”.

Reiki é um método de cura natural que funciona através da imposição das mãos. É uma técnica de ativação, direcionamento e aplicação da Energia Vital Universal, que proporciona um equilíbrio energético completo.

O simples ato de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal para transmitir bem-estar, tranquilidade ou aliviar uma dor é tão antigo quanto o homem. Quando sentem uma dor, a primeira coisa que as pessoas normalmente fazem é colocar as mãos sobre a região afetada. Quando uma criança cai e aleija-se, por exemplo um joelho, ela sente-se bem se a sua mãe lhe toca (ou beije) para aliviar a dor.

Para denominar o poder que sentia dentro de si, Usui sensei criou o conceito Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho que significa: Método Usui de cura por meio da energia Espiritual (ou alma) para o aperfeiçoamento da mente e do corpo.

O Reiki é um sistema secular de canalização da Energia Vital Universal e que funciona através da imposição das mãos. Foi desenvolvido por Mikao Usui no Japão em meados do século XIX. O Reiki é muito fácil de aprender e utilizar por qualquer pessoa. A cura através do Reiki é um processo que consiste na ligação à energia de Reiki através de uma iniciação. O tratamento é efetuado quer através da imposição direta das mãos, quer através do seu envio a distância.

A palavra Reiki é constituída pela composição de duas palavras “kanji”. Rei – significa Universal, Ki – significa energia ou força vital. A particularidade do Reiki tem a ver com o facto de a partir do momento em que alguém é iniciado, imediatamente fica conectado com Fonte de Energia Vital Universal e capaz de canalizar essa mesma energia para o próprio ou para outros.

Praticar Reiki nunca diminui a nossa energia pessoal. A Energia Vital Universal entra no praticante através do chakra da coroa e sai pelas palmas das mãos. Por isso, tanto o praticante (canal) como o recetor recebem Reiki durante a prática. Canalizar e receber Reiki é sempre uma experiencia muito gratificante.

O Reiki dá harmonia. Trabalha quer ao nível físico como ao nível espiritual, emocional e mental. O Reiki energiza e potencializa a cura do corpo. Estudos realizados comprovam que acelera tempos de cura, reduz o stress e é muito positivo em situações de controlo da dor. É um complemento a outros sistemas de cura convencionais.

UMA TERAPIA COMPLEMENTAR E INTEGRATIVA

Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine, que é uma Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas.

Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.

Este método visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos.

O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapia complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.

COMO FUNCIONA O REIKI

O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa da pessoa. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:

– Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade

– Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infeção, estimulando o seu sistema imunológico

– Aliviar estados de depressão e cansaço

– Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia

– Acelerar a eliminação de toxinas

– Reduzir a ansiedade

– Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica, ou doença.

O Reiki não é uma religião. Não existe nenhuma doutrina a seguir. Tem sido utilizado ao longo dos tempos por seguidores de diversas religiões tão distintas como o Cristianismo, o Budismo, o Hinduísmo ou o Islamismo. A partir do momento em que um indivíduo é iniciado, a sua ligação com a Fonte da Energia é permanente e irreversível. Não são necessárias meditações, orações ou visualizações de qualquer espécie para canalizar o Reiki. É apenas necessário a imposição das mãos e a intenção de canalizar a Energia para que esta flua através do nosso corpo.

Fomos dotados de capacidades que muitos ainda desconhecem, mas que são naturais e promovem a manutenção do bom equilíbrio do nosso ser.

 

Fonte: Johnny De’ Carli 

Foto: pesquisa Web