Combata a… Procrastinação!

A procrastinação é a tendência que o ser humano tem para deixar para o dia seguinte o que pode fazer ainda hoje. Sabia que, pesquisadores do campo da autoestima, referem o enorme impacto que a autoestima e a autodisciplina têm nas nossas vidas? É verdade!

A autodisciplina é a habilidade de obrigar-nos a tomar atitudes independentemente do nosso estado de espírito. É poderosa contra a procrastinação, contra os vícios e a desordem, sendo uma grande aliada quando pretendemos atingir qualquer objetivo. A satisfação de concretizar uma determinada tarefa a que se tenha proposto, aumenta a autoestima, fundamental para um bom desenvolvimento emocional, físico e relacional.

procrastinar

Prepare 2016 da melhor forma e combata a vontade de “deixar para amanhã o que pode fazer hoje”. De seguida apresento 5 dicas imbatíveis, que o ajudarão a libertar-se da procrastinação:

– Comece imediatamente a agir. Não espere pela vontade, pois o mais certo é ela não aparecer no início, aparecerá a meio da ação. Como refiro sempre, a vontade aparece a meio do baile e irá dançar quando o ritmo da música já tiver entrado no seu ouvido.

– Faça um plano. Determine quando vai começar e por onde vai começar.

– Fracione a tarefa em pequenas etapas de 15-20 minutos e vá em frente!

– Seja positivo. Renove os seus pensamentos, substituindo os negativos por positivos.

Por exemplo, em vez de dizer: “Não me apetece fazer isto, estou desmotivado”. Diga: “Vou já começar, estou cheio de energia!”

Não hesite mais, coloque em prática os seus sonhos!

(*)Psicóloga Clinica | Psicoterapeuta

Foto: Pesquisa Google