Meditação terapêutica para recuperar da convalescença

Neste mês de Novembro trago-lhe um exercício meditativo que o poderá auxiliar no restabelecimento da sua saúde. Recomendo que grave em áudio as seguintes palavras para posteriormente ouvir, ou também leia algumas vezes e de seguida com recurso á sua imaginação e numa postura de relaxamento, vivencie as sugestões.

Guião:

Esta meditação terapêutica com o objetivo de aumentar o seu bem-estar caso esteja a recuperar de um problema de saúde, no hospital ou até mesmo em sua casa.

A minha orientação é para que tenha resultados transformadores, favorecendo a sua cura e aliviando a sua dor. Siga as minhas palavras e minhas sugestões com atenção. Agora vamos começar.

Tome consciência do vaivém da sua respiração. Evite deixar-se distrair pelos pensamentos. Tente trazer sempre a atenção para a inspiração e a expiração do ar.

Escute e sinta a respiração como se estivesse a ouvir música, concentre-se no ritmo e na melodia da respiração tentando captar lhe todas as suas variações mais sutis.

Deixa que a respiração se torne mais lenta e mais profunda à medida que a agitação emocional se vai dissipando pouco a pouco. Sinta-se a ficar cada vez mais relaxado e as tensões musculares a libertarem-se.

Repita lentamente a seguinte frase: em cada respiração o meu estado de relaxamento vai-se aprofundando cada vez mais. Em cada respiração o meu estado de relaxamento vai-se aprofundando cada vez mais. Em cada respiração o meu estado de relaxamento vai-se aprofundando cada vez mais.

Deixe que os seus olhos se fecham espontaneamente e permita que a respiração se torne mais lenta e mais profunda.

Agora conte lentamente de 10 até 0: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0

Você está agora no espaço 0 que é um estado completamente neutro dentro de si.

Repita lentamente a seguinte frase: estou no espaço 0 para lá do pensamento, sinto-me cada vez mais calmo mais descontraído, mais livre.

Demore o tempo necessário para se descontrair e distanciar-se das suas preocupações.

Agora, visualize um lugar da natureza Imaginário ou que já conhece. Que reúna todas as características necessárias para o acalmar e distanciar-se dos problemas do dia-a-dia: um riacho, uma cascata, um vasto campo Verde, o canto dos pássaros, árvores frondosas…

Imagine toda esta cena da natureza com o máximo de pormenor, quanto mais se concentrar nos pormenores mais facilmente vai entrar neste pequeno recanto da natureza.

Deita-se na relva que forma um colchão macio e confortável, concentre-se na suavidade.

Contemple a imensidão do céu azul entre as árvores. Se tiver algum pensamento negativo a perturba-lo pode imagina-lo como pássaros negros que voam e que se vão tornando cada vez mais pequenos e acabam por desaparecer calmamente.

Escute o ruído da cascata ou o canto de um pássaro que lhe agrade particularmente.

Agora, sinta o calor do sol que lhe aquece e relaxa o corpo. Sinta os seus raios penetrar profundamente em si pela seguinte ordem: pé direito e pé esquerdo começando pelos dedos dos pés, perna direita e esquerda, mão direita e esquerda começando pelos dedos, braço esquerdo e direito, baixo-ventre, peito, ombros, pescoço, cabeça, sinta todo este calor que se difunde por todo o seu corpo.

Usando agora a sua imaginação crie um quarto mental ideal cheio de luz que favorece a sua cura e alivia a sua dor.

Começa agora por imaginar que no seu quarto 3 paredes exteriores e até mesmo o teto ou telhado são maioritariamente feitos de vidro, o mobiliário e toda a decoração apresentam cores douradas. Encha o espaço com vasos de flores. Sinta uma brisa quente e deliciosa que entra pelas janelas bem abertas.

Visualize em seguida que toda esta luz extraordinária atravessa as paredes de vidro e penetra no seu corpo. Veja até como ela declina as cores do arco-íris. Agora repita mentalmente esta sugestão: toda esta Alegre Luz que entra no quarto carrega o meu corpo como uma bateria de vida. Toda esta Alegre Luz que entra no quarto carrega o meu corpo como uma bateria de vida. Toda esta Alegre Luz que entra no quarto carrega o meu corpo como uma bateria de vida. Inspire e expire tranquilamente 3 vezes.

Prepare-se agora para sair deste estado mais profundo de relaxamento. Contando de 0 a 10, quando chegar a 10 abra os seus olhos. O,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10. Abra os seus olhos sentindo-se calmo, descontraindo, repleto de felicidade, e muito melhor do que antes.

Um abraço fraterno!

Patrícia Moreira

 

Esta foi uma das minhas colaborações com o Etc e Tal Jornal

https://etcetaljornal.pt/j/2020/11/meditacao-terapeutica-para-recuperar-da-convalescenca/